quinta-feira, 6 de junho de 2013

iogurtes de bolachas e chá de frutos vermelhos

A fornada de iogurtes desta semana é com sabor a frutos vermelhos. Escolhi este sabor pensando em algumas receitas que vi de iogurtes aromatizados com chá e porque, normalmente, esta infusão da Tetley fica vermelho vivo e eu queria uns iogurtes cor-de-rosa. Como não consegui o rosa, fiz batota e adicionei umas gotas de corante alimentar rosa.



Ingredientes:
1000g de leite meio-gordo fresco
1 iogurte natural
3 colheres sopa de leite em pó
6 bolachas de pequeno-almoço com frutos vermelhos
3 saquetas de chá de frutos vermelhos
100g de açúcar (amarelo)
(gotas de corante alimentar rosa)




Preparação Thermomix®: 
Triturar as bolachas 10 seg/ vel 7. Reservar.
Colocar no copo o leite e programar 8 min/ 90º C/ vel 1. Colocar as saquetas no leite e deixar arrefecer até (a Bimby marcar) 50º C.
Retirar as saquetas e adicionar as bolachas trituradas, o açúcar, o leite em pó e o iogurte e misturar durante 20 seg/ vel 4. (Se pretender colorir o iogurte, adicione o corante e misture novamente alguns segundos na vel 4.)
Esterilizar os copos de iogurtes no micro-ondas (cerca de 1 min na temperatura máxima).
Deitar o preparado nos copos de iogurte e colocar na iogurteira durante 8-10h OU envolva numa manta polar e deixe fermentar 10 horas em ambiente quente (dentro do forno desligado).




Preparação tradicional:
Triturar as bolachas num robot de cozinha. Reservar.
Numa panela, ferver o leite com as saquetas de chá. Deixar arrefecer por completo.
Retirar as saquetas de chá e adicionar as bolachas trituradas, o açúcar, o leite em pó e envolver até ter uma mistura homogénea. (Se pretender colorir o iogurte, adicione o corante e misture novamente alguns segundos na vel 4.)
Esterilizar os copos de iogurtes no micro-ondas (cerca de 1 min na temperatura máxima).
Deitar o preparado nos copos de iogurte e colocar na iogurteira durante 8-10h OU envolva numa manta polar e deixe fermentar 10 horas em ambiente quente (dentro do forno desligado).


15 comentários:

  1. Devem ser optimos, sua batoteira... foi uma bela ideia ;)

    ResponderEliminar
  2. Estou muito orgulhosa dos meus iogurtes cor-de-rosa! hihi

    Aquelas bolachas são muito ricas em fibra, além de deliciosas.

    (Um dia destes, faço iogurtes azuis!)

    ResponderEliminar
  3. E eu que goto tanto de cá vir por causa dos iogurtes, ficam todos tão bonitos e a textura é fantástica, adoro.
    A cor destes é um máximo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra.
      Tenho colocado sempre a preparação tradicional e sem iogurteira. :)

      Eliminar
  4. Desde que tenho bimby que passei a fazer os iogurtes em casa, na sua maioria.
    Gostei do blog! Bjs Bom fim de semana
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já fazia iogurtes em casa antes de ter Bimby. Até fui buscar a velha iogurteira da minha mãe onde ela me fazia os iogurtes quando eu era pequena. Mas, acabei por comprar uma nova com uns boiões maiores porque somos gulosos.

      Bom fim-de-semana!

      Eliminar
  5. Ana,nunca fiz iogurtes aromatizados com chá.É uma ótima ideia.bjs,Violeta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Violeta. No entanto, tropecei em várias receitas de iogurtes aromatizados com chá - daí a ideia.

      Eliminar
  6. Olá Ana, obrigada pela tua visita. A partir de jhoje vou acompanhar o teu blog.
    Os teus iogurtes estão muito bonitos, e é uma solução óptima. Quando o meu filho era bébé fazia iogurtes em casa, mas depois deixei de fazer.
    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pela visita. :)

      Prefiro iogurtes caseiros aos de compra e já se tornou um hábito ter sempre iogurtes em casa.

      Bom fim-de-semana!

      Eliminar
  7. Olá Ana! Obrigado por teres comentado a minha página e feito o convite para te visitar. ;) De facto ainda não conhecia o teu blog, como é possível?! Mas como deve imaginar, o tempo não dá para visitar e comentar todos os blogs. Mas agora que conheço, já estou a seguir e de certeza que venho cá mais vezes. Até porque fiquei com vontade de experimentar umas receitas de iogurte. ;)
    Beijinhos.

    Célio Cruz

    ResponderEliminar
  8. eu já cheguei a experimentar iogurtes com bolacha maria, não sei se abusei na bolacha não gostei muito, pois acho que ficou muito grosso e a bolacha parece que fica toda concentrada no fundo do copo, mas estes teus parecem muito bem, estão com uma cor deliciosa, sentiste a mesma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os primeiros que fiz com bolacha (maria) foram com leite condensado à mistura. De facto, ficou tudo no fundo do copo mas sabia bem. Para estes diminui ligeiramente a quantidade de bolacha. As duas saquetas de bolachas pesavam 85g enquanto da bolacha maria usei 100g.
      No entanto, os meus copos de iogurte têm cerca de 200ml e o fundo de bolacha não lhes fica mal. Além de que estas bolachas são mais apetitosas que as marias.

      Eliminar

Grata pela visita! ❤
Todos os comentários são importantes e sempre bastante apreciados.
Não se esqueça de seguir nas redes sociáveis: Facebook * instagram * blogger * bloglovin'.
Obrigada pela sua visita. Volte sempre! 💋

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...